São Paulo, 10/07 – A empresa de genética bovina ABS vai exportar 20 mil doses de sêmen da raça gir leiteiro para a Índia nos próximos meses. Segundo a empresa informou em nota, o envio será feito em duas etapas. O primeiro lote, com 12 mil doses, chegará ao destino em agosto. “Todo o procedimento é feito através do Porto Seco de Uberaba”, disse Rodrigo Moraes, coordenador de comércio exterior da ABS no comunicado. “A Índia é, sem dúvida, o maior mercado para a genética zebuína (da qual se origina a gir)”, destaca.

A empresa afirma que essa é a segunda exportação de sêmen feita pelo Brasil para a Índia. A primeira, depois de cinco anos de negociações, foi realizada em 2015, quando foram enviadas mil doses de sêmen de outros dois touros da ABS.

Os produtos serão exportados para a ABS Índia, que ficará responsável pela comercialização do sêmen por lá. O país tem um volume de inseminações cerca de 10 vezes maior que o Brasil, atingindo mais de 120 milhões de doses por ano. “Estamos consolidando a abertura de um mercado fantástico, muito promissor para a genética zebuína de nosso país”, disse o gerente de produção da ABS, Fernando Vilela Vieira, acrescentando que essa negociação também facilita a abertura de outros mercados asiáticos.