São Paulo, 15/05 – A Operação Carne Fraca reduziu em quase um terço os abates de bovinos em Mato Grosso no mês de abril. Segundo o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea), a operação totalizou 283,3 mil cabeças no período, um recuo de 29% em relação ao registrado em abril de 2016, de 397,49 mil animais. Este foi o menor volume registrado desde de dezembro de 2008. Em relatório, os pesquisadores do Imea afirmam que esta queda já era esperada.

Na sequência da investigação da PF, diversos frigoríficos suspenderam os abates temporariamente em Mato Grosso. O Imea ressalta que nenhuma unidade do Estado esteve diretamente envolvida nas investigações, mas que “no mínimo sete frigoríficos do Estado” deram férias coletivas aos seus funcionários esperando a “poeira baixar”, obtendo assim tempo suficiente para os estoques se ajustarem.

O Imea afirma ainda que para maio o cenário é de recuperação dos abates e também das exportações, com os efeitos da investigação já mitigados e com o aumento sazonal da oferta de fêmeas durante o período de safra.