Nova York, 02/08 – O conselho de administração e a diretoria executiva da Bunge não estão sendo intransigentes em relação a uma possível venda da companhia, disse nesta quarta-feira, 2, o CEO da empresa, Soren Schroder. “Eu e o conselho levamos muito a sério nossa responsabilidade com os acionistas”, disse o executivo, ao ser questionado por um analista se a Bunge se opõe à venda.

Em maio passado, a Glencore confirmou ter feito uma proposta informal para aquisição da empresa norte-americana. Na época, a Bunge não desmentiu a notícia, mas disse que não estava em discussões com a companhia suíça de commodities e mineração.

“É claro que vamos avaliar o melhor caminho”, disse Schroder nesta quarta. O executivo disse que as oportunidades serão avaliadas com base na estratégia da Bunge e no que a companhia acredita ser seu valor intrínseco. No momento, porém, Schroder não acha que o mercado acionário esteja avaliando a Bunge de forma justa. Segundo ele, as ações estão subvalorizadas, tendo em vista os planos anunciados recentemente para reduzir despesas anuais em aproximadamente US$ 250 milhões.

Apesar das declarações, o executivo sugeriu que não estaria tão interessado em grandes fusões e aquisições. “Não há dúvidas de que a consolidação em partes de nosso setor é algo certo”, disse. Ele observou, no entanto, que a maneira mais eficaz de se fazer isso é por meio de “parcerias regionais”. Fonte: Dow Jones Newswires.