Notícias

Café: Iapar e Simepar alertam para risco de geadas na próxima madrugada

São Paulo, 17/07 – O Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) e o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) divulgaram nesta segunda-feira, 17, um alerta de risco de geadas na madrugada desta terça-feira (18), na parte oeste da região cafeeira paranaense, abrangendo a faixa que passa por São Jorge do Patrocínio, Umuarama, Jesuítas e municípios próximos.

De acordo com o Iapar, a recomendação para os plantios novos, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas. Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente. “Nos dois casos – lavouras novas e viveiros -, a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco imediato de geada”, explica o Iapar.

Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados setembro, e depois retirada com as mãos.

Os cafeicultores devem acompanhar as atualizações das previsões meteorológicas. Nos próximos dias há possibilidade de geadas nas demais regiões produtoras de café no Paraná.