Notícias

Colheita de soja da safra 2016/17 atinge 62% da área plantada no Brasil

São Paulo, 17 – A colheita da safra 2016/17 de soja do Brasil chegou a 62% da área plantada, informou a consultoria AgRural, em levantamento semanal, ante 56% na semana anterior, 61% em igual período do ano passado e 55% na média de cinco anos. Mato Grosso do Sul já tem 98% da colheita concluída. Na sequência, também bastante adiantados, estão Mato Grosso (95%) e Goiás (91%).

No Rio Grande do Sul, que começou a colher na semana passada, 2% da área já foi colhida, contra 6% há um ano. O ritmo mais lento já era esperado, conforme a consultoria, já que as lavouras do Estado, a exemplo do que ocorreu no Paraná e em Santa Catarina, tiveram o ciclo alongado pelas temperaturas mais baixas da primavera. “Isso não interfere na expectativa de produtividade, que deve ser recorde nos três Estados.”

No Matopiba, algumas chuvas diminuíram o ritmo da colheita nesta semana, mas foram bem-vindas em áreas plantadas mais tarde, que ainda estão enchendo grãos, segundo a AgRural. A consultoria projeta a produção brasileira em 107 milhões de toneladas.