Notícias

Emateur: colheita de soja atinge 5% da área no RS; 38% do milho foi colhido

São Paulo, 16/2 – A colheita de soja atingiu 5% da área plantada no Rio Grande do Sul, anunciou a Emater/RS-Ascar, em informativo semanal. Na semana passada, 1% da colheita havia sido concluída.

“Nas lavouras semeadas dentro do período recomendado pelo zoneamento agroclimático para a soja, continua uma excelente aparência geral, com bom desenvolvimento das plantas e ótimo porte”, destacou a Emater. “A expectativa dos agricultores é de uma ótima safra, se as chuvas continuarem como vêm acontecendo até o momento.”

No Estado, 20% das lavouras de soja estão maduras e por colher, 40% se encontram em enchimento de grãos, 25% estão em floração e 10% em germinação e desenvolvimento vegetativo, segundo a Emater.

A colheita do milho evolui de forma mais lenta devido à preferência dada à soja agora, mas as produtividades do cereal seguem superando as expectativas iniciais, variando de 100 a 160 sacas por hectare em lavouras de sequeiro e de 200 a 250 sacas por hectare em áreas irrigadas. “As lavouras apresentam boa qualidade dos grãos, que estão bem desenvolvidos, sem presença de grãos avariados”, disseram os pesquisadores. Segundo a Emater, 38% das lavouras de milho foram colhidas, ante 35% na semana passada.

Ainda conforme a Emater, as lavouras de milho implantadas mais tarde apresentam boa germinação e desenvolvimento vegetativo devido às chuvas recentes. Entretanto, em algumas plantações têm ocorrido ataques de lagartas. Conforme os pesquisadores, 28% das lavouras estão maduras e por colher, 28% estão em enchimento de grãos, 3% estão em floração e outros 3% em germinação e desenvolvimento vegetativo.