Chicago, 09 – Os valores de terras agrícolas caíram em boa parte do Meio-Oeste dos Estados Unidos no quarto trimestre de 2016, de acordo com relatórios divulgados nesta quinta-feira, 9. Preços mais baixos de milho, trigo e outras commodities agrícolas estão afetando a renda do setor e o apetite por novas terras.

No distrito do Federal Reserve de Kansas City, que inclui os Estados de Kansas e Nebraska, os valores caíram 6% ante o quarto trimestre do ano passado.

No distrito do Fed de St. Louis, que abrange partes de Illinois, Indiana e Missouri, os preços de terras “de qualidade superior” recuaram 8% na mesma comparação. “A economia agrícola está se preparando para ficar sem uma parte dos produtores”, disse um credor de Illinois, referindo-se aos agricultores que estão se aproximando da idade para se aposentar ou que têm dívidas e custo de vida insustentáveis. Esses produtores “correspondem a cerca de 20% da minha carteira nos próximos cinco anos.”

No distrito do Fed de Chicago, que inclui partes de Illinois e Iowa, os preços das melhores terras caíram 1% em 2016. Este foi o terceiro ano seguido de queda.

Enquanto isso, as condições financeiras no distrito pioraram no quarto trimestre, com aumento da inadimplência e de renegociações de dívidas. Bancos consultados pelo Fed de Chicago disseram que 3% de seus clientes do setor agrícola provavelmente não preencherão os requisitos para obter empréstimos para a produção este ano. Fonte: Dow Jones Newswires