São Paulo, 28/3 – A Exposição Internacional de Gado Zebu (ExpoZebu), em sua 83ª edição, deve proporcionar receita de R$ 150 milhões este ano, segundo expectativa da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O valor representa um crescimento de 15,4% em comparação com o valor registrado na edição anterior. “A expectativa é de que teremos 2 mil animais inscritos”, afirmou o diretor da ABCZ, Fabiano França Mendonça Silva, durante evento de lançamento da feira na manhã desta terça-feira, 28,, em São Paulo.

Atualmente, há a confirmação de mil animais inscritos e, se a projeção de Silva for alcançada, representará um crescimento de 25% ante 2016. A feira pecuária será realizada entre os dias 28 de abril e 7 de maio, em Uberaba (MG).

Uma das principais mudanças da ExpoZebu deste ano está na metodologia do julgamento de animais. “O que nós vamos praticar em relação à avaliação das raças zebuínas é o que já foi praticado no passado”, afirmou, durante a coletiva, o presidente da ABCZ, Arnaldo de Souza Machado Borges.

Ele disse que voltam ao julgamento critérios de peso, ganho de peso diário, comprimento de carcaça, entre outros. “Todas as informações que são importantes e não sei por que foram retiradas das fichas de julgamento nos últimos 10 anos”, disse Borges.

A questão da retirada gradual da vacinação contra a aftosa no País também será discutida no evento com a participação do Ministério da Agricultura. Em fevereiro, o governo anunciou a intenção de lançar o plano de retirada gradual da vacinação contra a febre aftosa no País a partir de 2018 e ainda uma mudança na vacina aplicada atualmente, com a exclusão da imunização contra o vírus tipo C, um dos três presentes no medicamento.

À época, o diretor do Departamento de Saúde Animal do Ministério da Agricultura, Guilherme Marques, informou ao Broadcast Agro (serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado) que o governo pretendia autorizar a retirada da vacinação na campanha de novembro de 2018 para cerca de 80 milhões, dos 220 milhões de cabeças do rebanho bovino brasileiro.