Notícias

Fraudes criam dificuldade para mercado de carnes nacional, diz AgResource Brasil

São Paulo, 20/3 – A consultoria AgResource Brasil disse em nota que ainda é cedo para calcular todos os impactos da Operação Carne Fraca, mas que “não é exagero dizer que as fraudes na indústria irão criar dificuldades, no curto prazo, para o mercado de carnes brasileiro”. A AgResource Brasil assinalou que é normal que “embargos” e “suspensões” de importação sejam impostos a países com problemas fitossanitários, da mesma maneira que o Brasil proíbe a importação de alguns produtos agropecuários para evitar disseminação de doenças.

A consultoria ponderou que acontecimentos como este já foram presenciados antes, como nos casos de febre aftosa e da vaca louca no Brasil. “Apesar de causarem preocupação em compradores, a rápida movimentação do governo para explicar o assunto ajuda a reduzir o receio de compradores”, disse.

Para a AgResource Brasil, até agora, os problemas foram localizados em algumas unidades de frigoríficos e, “por não ser um caso grave do ponto de vista sanitário, algumas suspensões de importações provavelmente devem ser levantadas em breve”.