Nova York, 22/12 – Autoridades agrícolas da Geórgia, nos Estados Unidos, anunciaram a suspensão, por tempo indeterminado, de um sistema de avaliação de preços de carne de frango por causa de controvérsias acerca da metodologia utilizada, informou o Departamento de Agricultura do Estado (USDA). As empresas locais reajustam as cotações de seus produtos com base no chamado Índice Geórgia Dock, mas esse indicador tem variado entre 30% a 60% acima dos concorrentes, que também precificam a proteína. Tais divergências levaram o varejo a pagar muito mais pela carne de frango e, consequentemente, recorrer aos órgãos competentes.

Um porta-voz do Departamento explicou que no mês passado foram solicitados às empresas processadoras diversos documentos que garantissem precisão nos dados de mercado. Como esses papéis não foram enviados, o Índice Geórgia Dock acabou sendo “arquivado”. As gigantes Tyson Foods, Pilgrim’s Pride e Sanderson Farms, porém, afirmaram recentemente que entregaram esses números. Companhias menores também disseram que devolveram os dados, que são compilados pelo Departamento de Agricultura da Geórgia para elaboração do indicador.

O Departamento planeja lançar, em 1º de fevereiro, um novo índice de precificação de carne de frango, chamado Índice Geórgia Premium Poultry Price. Todos os detalhes relativos à metodologia desse sistema serão divulgados na internet e estarão abertos para as “partes interessadas”, destacou o porta-voz. A Sanderson Farms disse que a troca de indicadores não afetará seus negócios. Já a Tyson Foods e a Pilgrim’s Pride não comentaram até o fechamento deste texto. Fonte: Dow Jones Newswires.