Notícias

Governo da Índia minimiza impacto da crise monetária na agricultura local

Nova Délhi, 11/1 – Integrantes do governo da Índia estão minimizando o impacto da crise monetária no país sobre o setor agrícola local. Segundo eles, isso não afetará o lucro dos produtores. “A agricultura, que é o maior setor informal da economia da Índia, tem demonstrado resiliência com os efeitos da desmonetização. O crescimento agrícola se mantém intacto”, disse Ramesh Chand, da Instituição Nacional para a Transformação da Índia (NITI, na sigla em inglês), autarquia do governo.

Desde que o governo retirou de circulação notas de alto valor da economia, o que reduziu a liquidez da moeda, em meados de novembro, uma onda de preocupação tomou conta do setor agrícola, já que os produtores teriam dificuldade em comprar sementes e fertilizantes para a manutenção de suas lavouras. As notas começaram a ser substituídas, em uma tentativa de conter a falsificação e outros crimes monetários.

Dados do governo apontam que a área semeada com culturas de inverno na Índia cresceu 7% até dezembro, ante igual período do ano anterior. Enquanto isso, os preços dos principais cereais permaneceram praticamente estáveis. Fonte: Dow Jones Newswires.