Hershey, EUA, 26/4 – A fabricante norte-americana de chocolates Hershey registrou queda de 45% no lucro líquido no primeiro trimestre de 2017, para US$ 125 milhões (US$ 0,58 por ação), em comparação com US$ 229,8 milhões (US$ 1,06 por ação) no mesmo período do ano passado. Já a receita avançou 2,78%, para US$ 1,879 bilhão, ante US$ 1,828 bilhão no primeiro trimestre de 2016. O desempenho foi impulsionado pelo crescimento sazonal das vendas e adoção de novos produtos, assim como “o foco contínuo no controle de custos”, disse Michele Buck, presidente e CEO da empresa.

“As vendas avançaram 2,8%, ligeiramente abaixo do que nossa projeção. O crescimento na margem foi sólido, o que contribuiu para o lucro operacional”, acrescentou.

A empresa explicou que o recuo no lucro líquido foi reflexo de alguns impactos que prejudicam a comparabilidade dos períodos. Desta forma, o lucro líquido ajustado, que exclui esses fatores, foi de US$ 282,1 milhões no primeiro trimestre deste ano, ante US$ 238,9 milhões no mesmo período de 2016.

Por regiões, as vendas na América do Norte totalizaram US$ 1,677 bilhão no primeiro trimestre, alta de 2,7% ante igual período de 2016. O lucro na região avançou 4,5%, para US$ 553,1 milhões, principalmente por causa de melhores margens – que foram parcialmente prejudicadas por custos maiores nas vendas.

Já no mercado internacional, as vendas avançaram 3,7%, para US$ 202,5 milhões. O crescimento das vendas líquidas em moedas constante no México, Brasil e Índia foi de cerca de 15%.

A empresa atualizou suas projeções para o encerramento de 2017. A estimativa é de crescimento nas vendas entre 2% e 3%. Já para o lucro líquido por ação, a expectativa é entre US$ 4,72 a US$ 4,81, 7% a 9% acima do que o reportado no ano anterior. (Com Dow Jones Newswires).