Rio, 10/8 – O Brasil deve colher 17,0 milhões de toneladas de laranja este ano, aumento de 16,0% em relação ao mês de junho, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de julho, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A área a ser colhida cresceu 5,1%, enquanto o rendimento médio aumentou 10,4%. São Paulo, responsável por 74,5% do total nacional, reportou uma estimativa de produção de 12,7 milhões de toneladas, alta de 23,1% em relação ao mês anterior.

A estimativa da área a ser colhida foi de 431,5 mil hectares, aumento de 8,3%, e o rendimento médio ficou em 29.384 kg/ha, elevação de 13,7%.

Segundo o IBGE, os aumentos de preços do suco de laranja no mercado internacional a partir do segundo semestre de 2016 incentivaram os produtores a renovar os pomares e investir em tecnologia, resultando em ganhos de produtividade.

“A produção de laranja é basicamente para a produção de sucos, que é exportado, principalmente, para os Estados Unidos”, lembrou Carlos Antonio Barradas, gerente na Coordenação de Agropecuária do IBGE.