Notícias

IBGE: produção de milho deve alcançar 98,4 mi de t, queda de 0,9% ante julho

Rio, 12/9 – A produção de milho neste ano deve alcançar 98,4 milhões de toneladas, segundo o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola de agosto. O resultado significa uma queda de 0,9% em relação à estimativa do mês anterior, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A redução foi influenciada por uma queda do rendimento médio (-0,6%). A estimativa de área colhida também foi reduzida em 0,3%, totalizando 17,8 milhões de hectares.

O levantamento de agosto aponta uma produção 0,3% menor do milho 1ª safra, que alcançou 31,1 milhões de toneladas. A área colhida teve redução de 0,8%, mas a queda foi amenizada pela expectativa de aumento no rendimento médio em 0,5%. Em alguns estados do Nordeste, a falta de chuvas regulares durante o ciclo prejudicou a produção do milho, como no Piauí (-6,7%), Rio Grande do Norte (-7,8%) e Paraíba (-48,6%).

O milho de 2ª safra também apresentou queda de 1,2% na produção em relação aos dados levantados em julho, totalizando 67,4 milhões de toneladas. Houve recuo de 0,7% na produção do Paraná, onde foi estimada uma redução de 0,5% no rendimento médio e de 0,2% na área plantada, que deve totalizar 2,4 milhões de hectares. O rendimento médio caiu também em Goiás (-7,9%), afetado pelo ataque de cigarrinhas, e no Mato Grosso do Sul (-0,9%).