São Paulo, 29 – As lavouras de soja no Rio Grande do Sul estão em desenvolvimento vegetativo e no começo da floração das cultivares superprecoces semeadas em outubro, apontou nesta quinta-feira, 29, o informativo semanal da Emater/RS-Ascar. Conforme os pesquisadores, o estande das plantas é considerado bom, beneficiado por chuvas recentes, mesmo que irregulares, com calor e luminosidade. A cultura necessita de monitoramento diário para amostragem de pragas e doenças. “No município de Ijuí, algumas lavouras de soja apresentam folhas enrugadas, preocupando os produtores, pois ainda não foram identificadas as prováveis causas”, disse a Emater.

O milho apresenta diferentes estágios de desenvolvimento vegetativo, floração e enchimento de grãos no Rio Grande do Sul, com bom padrão geral, de acordo com os pesquisadores. Ainda conforme a Emater, no Planalto Médio, as estimativas apontam para um rendimento entre 8 e 9 toneladas por hectare. Já no Noroeste, as condições climáticas vinham causando preocupação em algumas localidades, aliviada com as últimas chuvas da semana, que vieram em boa hora para garantir a produção. Lavouras com sintomas de murchamento foram imediatamente colhidas para silagem e apresentaram boa produção de massa, de acordo com os pesquisadores. Plantações cultivadas com tecnologia de irrigação se encaminham para a colheita, que deverá começar entre meados e fim de janeiro. A Emater destacou ainda que houve falta de chuvas no período crítico de enchimento de grão em alguns pontos do Estado, como na região do Alto da Serra do Botucaraí, e produtores podem aderir ao Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro).

Beneficiadas pelas chuvas dos últimos dias, a primeiras lavouras de feijão 1ª safra colhidas apresentam boa produtividade no Estado, dentro do esperado, segundo a Emater. Os pesquisadores ponderaram, entretanto, que o clima em determinadas épocas do ciclo da cultura não foi plenamente favorável, com ocorrência de frio na fase vegetativa e escassez de chuvas nas fases de floração e enchimento de grãos. Agricultores de várias regiões já implantam o feijão 2ª safra.

Trigo

Com uma amostra de 255 municípios que cultivam trigo no Rio Grande do Sul e que cobrem em torno de 86% da área total cultivada, a Emater finalizou a última pesquisa com os dados da safra 2016 do Estado. O levantamento indica que o RS deverá alcançar 3.132 quilos por hectare de produtividade média, em uma área de 766.864 hectares, com uma produção de 2.402.119 toneladas. “Comparado com a safra passada, esses números representam uma elevação de 96,7% na produtividade e de 72,6% na produção”, informou o boletim. O presidente da Emater/RS-Ascar, Clair Kuhn, atribuiu o resultado à tecnologia empregada aliada à assistência técnica no cultivo, além das condições climáticas adequadas à evolução da cultura.