Nova York, 9/2 – A Yum Brands, que opera as redes de restaurantes das marcas KFC, Pizza Hut e Taco Bell, obteve lucro de US$ 267 milhões no quarto trimestre de 2016. O resultado representa diminuição de 2,9% ante igual período do ano anterior. Esta foi a primeira divulgação de balanço da Yum Brands desde que a empresa desmembrou suas operações chinesas.

O lucro por ação, no entanto, subiu de US$ 0,66 para US$ 0,76, refletindo a queda de 15% no número de ações em circulação. Em termos ajustados, o lucro por ação ficou em US$ 0,79. A receita, que inclui taxas de franquia e licenciamento, aumentou 2,4%, para US$ 2,02 bilhões.

O lucro foi afetado por despesas maiores com juros e por uma provisão para imposto de renda, disse a companhia.

As vendas em lojas abertas há pelo menos um ano cresceram 1%. Analistas ouvidos pela Consensus Metrix esperavam aumento maior, de 2,1%. As vendas mesmas lojas cresceram 3% tanto na KFC quanto na Taco Bell e diminuíram 2% na Pizza Hut. O diretor financeiro da Yum, David Gibbs, disse que KFC e Taco Bell tiveram desempenho relativamente forte em dezembro, apesar das condições desafiadoras do setor.

A operação na China, que era responsável por cerca de metade da receita da Yum, foi desmembrada em outubro do ano passado e as ações da companhia começam a ser negociadas em novembro da Bolsa de Nova York (Nyse). Fonte: Dow Jones Newswires.