São Paulo, 31 – O mercado nacional de orgânicos cresceu 20% em 2016, com faturamento estimado de R$ 3 bilhões, informou nesta terça-feira, 31, em nota, o Conselho Nacional da Produção Orgânica e Sustentável (Organis), com base nos dados disponíveis sobre vendas no varejo e produção orgânica. Ainda conforme o conselho, o faturamento foi menor ante 2015, em razão da crise econômica.

Em relação às exportações, 54 empresas associadas ao Organics Brasil – projeto de estímulo às exportações do segmento – encerraram 2016 com US$ 145 milhões em vendas externas, valor 9,5% menor ante o projetado, consequência da oscilação do câmbio. “As exportações em quantidade, porém, foram 15% maiores”, comentou o conselho. Para 2017, a expectativa é crescer 10% nos embarques externos.

“A expectativa para 2017 é melhorar o ambiente de consumo no Brasil, apesar a retomada lenta da economia. O setor de bem-estar propicia os orgânicos, como demonstra o aumento de feiras locais (mais de 600) e o aumento de oferta de produtos nos supermercados e empórios em todo o País”, explica o diretor do Organis e do Organics Brasil, Ming Liu.