Já fazem sucesso na Índia os primeiros animais filhos de touros brasileiros. Os bezerros são fruto de sêmen de dois reprodutores provados da bateria Leite Tropical da central de inseminação artificial ABS, com sede em Uberaba (MG). Os reprodutores Diamante de Brasília e Castelo TE Kubera tiveram material exportado em 2015. “Desde o envio deste sêmen, nossa expectativa se voltou para o nascimento dos animais”, diz Fernando Vilela, gerente de produção da Central da ABS no Brasil. “Nosso compromisso sempre foi muito grande, pois sabíamos da importância de mostrarmos para a Índia a qualidade da nossa genética trabalhada nestes mais de 60 anos.”  

Vilela viajou para conhecer os produtos nascidos e ouvir as avaliações dos criadores indianos. Segundo o executivo, eles estão muito satisfeitos com o resultado. Isso porque os animais servirão de vitrine para a genética brasileira na Índia. “Os animais são diferenciados, o que sinaliza uma oportunidade muito grande para futuros negócios”, diz ele. “Confirmado este diferencial da genética brasileira, já recebemos há alguns dias um segundo pedido da ABS Índia para mais 20 mil doses, sendo que 12 mil serão embarcadas nos próximos dias.” Os negócios têm o apoio do Brazilian Cattle nos processos de exportação.

O médico veterinário coronel Kailash Nath Yadav comprou 90% das mil doses enviadas na primeira exportação em 2015 e também é o responsável pelo pedido da maioria do material a ser enviado na segunda etapa. Ele conta que o resultado surpreendeu. “Estou mais do que 100% satisfeito”, diz ele. Yadav mostrou os primeiros animais nascidos, que já têm um ano de idade e começam a expressar o potencial de desenvolvimento da raça gir. A Central da ABS na Índia é a responsável pela comercialização do sêmen naquele país. A ABS investiu na construção da unidade para atender a demanda no país.