Zurique, 27/6 – A Nestlé anunciou, nesta terça-feira, 27, que vai recomprar até 20 bilhões de francos suíços (US$ 20,8 bilhões) de suas ações até junho de 2020 e focar seus investimentos no setor de café, água engarrafada e outros segmentos de grande potencial de crescimento. O anúncio vem em um momento em que a gigante do setor de alimentos enfrenta grande pressão por parte de seus acionistas para elevar seus lucros.

O início da recompra, segundo a empresa, vai começar no dia 4 de julho. O volume mensal de recompra vai depender das condições do mercado, “mas deve ser concentrado em 2019 e 2020”, apontou a nota.

Após uma avaliação interna do conselho, “a Nestlé determinou que os investimentos vão focar principalmente no avanço de categorias de bebidas e alimentos de grande potencial de crescimento, como café, cuidados pet, nutrição infantil e água engarrafada”, disse. Está no foco também a ampliação de sua presença geográfica nesses mercados.

O investidor ativista Daniel Loeb, do fundo de hedge Third Point, acumulou uma participação de US$ 3,5 bilhões na Nestlé, aumentando a pressão sobre a maior empresa de alimentos embalados do mundo.

Apesar de ter provavelmente o portfólio mais bem posicionado no setor de alimentos embalados, as ações da Nestlé tiveram um desempenho inferior ao da maioria de seus concorrentes nos EUA e na Europa em termos de retorno total ao acionista, informou o fundo, em comunicado. Fonte: Dow Jones Newswires.