Negócios

Novanis comemora 15 anos de atuação no setor de suplementação animal

Novanis comemora 15 anos de atuação no setor de suplementação animal

Com grande participação na Região Centro-Oeste do Brasil, a Novanis completa 15 anos no mercado e ocupa lugar de destaque no segmento de nutrição intensiva de bovinos de corte. A empresa, mesmo sendo uma das mais novas na atividade, já está entre as 10 maiores no setor de suplementação animal do País.

Sua linha de produtos oferece opções para diversos sistemas de produção. Em confinamentos, possui presença marcante na pecuária intensiva do Mato Grosso, atendendo 32% dos animais confinados neste estado, com rações completas, concentrados e núcleos, além de ser líder no mercado com a tecnologia do NovoSemi, sistema de engorda intensiva a pasto.

Unindo tecnologia, logística e suporte técnico especializado, a Novanis está junto ao produtor rural sempre buscando inovar e intensificar a produção de arroba por hectare, com a máxima lucratividade, em equilíbrio com o meio ambiente e o social.

De acordo com o diretor comercial e proprietário da empresa, Arlindo Vilela, “a Novanis tem como proposta se manter lado a lado com o produtor, oferecendo tecnologias ajustáveis às diferentes realidades, sempre em busca dos melhores resultados econômicos nos diversos sistemas de reprodução, recria e terminação”.

“Atualmente, a Novanis produz aproximadamente 750 toneladas por dia, em três unidades fabris próprias no Mato Grosso, nas cidades de Água Boa, Campo Novo do Parecis e Rondonópolis, além de duas plantas terceirizadas, localizadas em Campo Grande e São Gabriel do Oeste, no Mato Grosso do Sul”, detalha a coordenadora de qualidade da empresa, Lívia Fagundes.

A empresa, que hoje emprega cerca de 200 funcionários, entre profissionais especializados, representantes e colaboradores, é destaque e referência em Programas de Qualidade Total no Estado, com resultados expressivos nas auditorias realizadas pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), no quesito de controle de qualidade. São 104 produtos divididos em proteicos, rações e minerais, além de núcleo e concentrados para bovinos de corte, bovinos de leite, equinos e ovinos.

A coordenadora de vendas, Cristiany Bonfim, está na Novanis desde a fundação em 2000, e hoje, junto com sua equipe, são responsáveis pelos clientes de maior porte da empresa. “Aproveito o momento da comemoração destes 15 anos para agradecer a todos da Novanis. Uma empresa jovem, que possui uma diretoria aberta e que sempre busca junto com sua equipe novos desafios, sonhando realizar novas conquistas. Estou feliz e continuo acreditando na Novanis. É uma vida juntos”, enfatiza Cristiany.

Sustentabilidade e Novos Projetos

Com o pensamento voltado para o futuro, a Novanis investe em processos envolvendo compromissos com o meio ambiente. “Temos a consciência de que, para obter sucesso e longevidade, é fundamental realizar investimentos em produção sustentável e com responsabilidade ambiental. Nossa evolução está fundamentada nesses novos padrões”, observa a diretora administrativa da empresa, Sandra Santos.

Para aumentar a produtividade e eficiência no trabalho diário nas propriedades rurais de seus clientes, a Novanis está investindo em tecnologia de precisão e gestão, dentre as quais se destaca o fornecimento de ração a granel a pasto, através de uma DRP (Distribuidora de Ração a Pasto) melhorando a mão de obra e softwares de gestão que avaliam as métricas e os indicadores de desempenho e controles para otimizar toda a logística de operações dentro da fazenda.

Ainda, dentro desse projeto de evolução, a Novanis também se filiou ao Paex (Parceiros para a Excelência), um programa da Fundação Dom Cabral, que reúne empresas em busca da implementação de um modelo de gestão com foco nas melhorias de resultados e no aumento de competitividade, e que já integra 600 empresas entre grupos regionais no Brasil, Paraguai, Portugal, México e EUA. “Esse projeto visa o intercâmbio de experiências e conhecimento, e discussão de modelos de gestão para colocar em prática ferramentas gerenciais e estratégias, como a melhoria da logística para otimizar o atendimento aos clientes”, informa a diretora da empresa.

Outro projeto que está em fase de desenvolvimento pela Novanis é o da Fazenda Conceito, chamada de NovaPec, que visa, dentre outros objetivos, implementar e validar novas tecnologias de intensificação da produção animal, buscando altas taxas de lotação e de lucro/hectare/ano. “A Novanis se preocupa com a sustentabilidade e também com a rentabilidade do setor. Pensando nisso, estamos investindo nesse projeto com o intuito de atender as necessidades do produtor e, além de nortear suas decisões, com o auxílio de pesquisadores e profissionais qualificados, implementarmos um conceito que sirva de exemplo para que cada pecuarista possa visualizar incrementos que tragam melhorias na sua lucratividade”, explica o diretor da empresa, Arlindo Vilela.

Market Share e Produtividade

“A Novanis agora está partindo para novos desafios que resultem na melhoria das fases de cria e recria de bovinos, visando encurtar o ciclo produtivo. As tecnologias disponíveis atualmente, permitem que os animais sejam abatidos cada vez mais precoces e pesados, gerando assim, uma maior capacidade produtiva de carcaça nas propriedades rurais”, explica o coordenador de P&D da empresa, Welton Cabral.

“A integração lavoura pecuária faz parte de um grande projeto para o Estado, e a Novanis está inserida como precursora dessa tecnologia nas principais propriedades de MT”, acrescenta. “Além disso, estamos em crescimento constante, evoluindo ano a ano no mercado da pecuária intensiva, sendo que no Mato Grosso já suplementamos cerca de 32% dos animais confinados, e próximo dos 40% de animais suplementados de forma intensiva a pasto. Conhecemos muito bem o mercado e isto é um facilitador. Haja visto que só na região nordeste do Estado, a Novanis está presente em 43,5% dos confinamentos. Participar da construção dessa pecuária do futuro nos motiva a querer estar mais presente no campo”, observa Cabral.

Tecnologias

Empresa pioneira na padronização de processos e tecnologias no confinamento e semiconfinamento no Estado, a Novanis vem desenvolvendo e acompanhando várias tecnologias, como, por exemplo, o uso de novos aditivos melhoradores de desempenho, sistemas integrados (ILP – integração lavoura pecuária), pecuária de precisão, criação da fazenda experimental, NovoSemi, intensificação da fase de cria e recria, melhorias de qualidade de carne, entre outras. E isso é apenas o começo de uma nova pecuária que está surgindo no Brasil. Fonte: Ascom.