Nova Délhi, 18 – A produção de açúcar na Índia na atual safra, iniciada em outubro, está 5% abaixo do alcançado em igual momento do ciclo anterior. A queda é uma consequência do clima seco em regiões produtoras no ano passado, que castigou as plantações, disse a Associação das Usinas de Açúcar da Índia (Isma, na sigla em inglês) nesta quarta-feira, 18. A organização destacou que, diante do recuo, a Índia pode ser forçada a reduzir os tributos de importação do alimento.

A Isma afirmou que a produção entre o início da safra, em outubro, e 15 de janeiro diminuiu para 10,5 milhões de toneladas, ante 11,1 na comparação com a temporada anterior. “Isso reforça a crença de que o governo pode ser forçado a permitir a isenção de imposto sobre o açúcar importado para conter os preços internos”, disse o analista Nick Penney, da Sucden Financial.

Até o momento, o governo indiano alegou que não tem planos para revogar a atual taxa de 40% sobre o açúcar importado. Em 2015, o tributo era de 25%, mas foi elevado em uma tentativa de proteger o mercado local.

A fabricação de açúcar no maior Estado produtor da Índia, Maharashtra, tem caído aceleradamente. Uma prolongada estiagem comprometeu a oferta de cana-de-açúcar e algumas usinas interromperam as operações mais cedo. Das 147 usinas do Estado que estavam em operação, 25 tinham parado até 31 de dezembro. A associação disse que está analisando imagens de satélite que darão mais precisão de quanto de cana ainda está para ser colhida. Fonte: Dow Jones Newswires