São Paulo, 21 – A região de Concórdia, que compreende 15 municípios em Santa Catarina, registrou crescimento de 56,3% na produção de soja em 2016/17 ante o ciclo anterior, informou a Secretaria de Agricultura e da Pesca do Estado. A região foi a que apresentou maior aumento na safra da oleaginosa no Estado, com 20,7 mil toneladas colhidas. A soja roubou espaço do milho no entorno de Concórdia, tradicional consumidora do cereal para uso em ração de suínos e aves.

A área plantada de soja na região foi de 5,8 mil hectares na safra 2016/17, 37% a mais do que no ciclo anterior. Já a área plantada de milho foi 21% menor do que na safra 2015/16. Mesmo com uma produtividade elevada, de 8,3 toneladas/hectare, a colheita de milho da região, de 205 mil toneladas, encerrou com queda de 3% ante a temporada anterior. O rendimento médio da oleaginosa foi de 3,5 toneladas/hectare.

Para compensar a transferência de área para a soja, os produtores de milho investem em tecnologias para aumentar a produtividade, segundo a secretaria. “Em Santa Catarina a área plantada de milho aumentou apenas 2% e a produção cresceu mais de 17%. Isso está relacionado ao uso de tecnologia de ponta”, disse o secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, na nota.

Os números foram divulgados no Boletim Agropecuário do Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola (Epagri/Cepa) deste mês. A região de Concórdia é composta pelos municípios de Concórdia, Seara, Irani, Ipira, Ipumirim, Peritiba, Lindóia do Sul, Xavantina, Alto Bela Vista, Piratuba, Itá, Arvoredo, Arabutã, Presidente Castelo Branco e Paial.

Santa Catarina colheu no ciclo 2016/17 um recorde de 2,4 milhões de toneladas (+13,4%) de soja e uma safra de 3,2 milhões de toneladas de milho (+17,2%).