Finanças

Ferramentas do campo

As cotações do campo

 

 

1 A recuperação do milho

O mercado de milho indicou recuperação na comercialização no início de maio, motivada pela decisão do governo em retomar os leilões de PEP. A Conab programou 12 leilões semanais, com oferta de um milhão de toneladas em cada um. Agora, resta ao mercado fazer sua parte.

2 Preço do arroz recua

O mercado de arroz encerrou a 1ª quinzena de maio com cotações mais fracas. A atual acomodação dos preços deve ser pontual, respondendo a um reposicionamento dos agentes. Em maio, o interesse do comprador reduziu e, com especulações sobre aquisições de arroz do Vietnã, o mercado doméstico passou a contar com uma maior presença de vendedores.

3 Café em ritmo lento

Dados recolhidos nas regiões produtoras indicam que o comprometimento da safra nova gira em torno de 15% da produção de café. O analista de Safras Gil Barabach aponta que o ritmo de comercialização está abaixo do normal, que seria algo entre 20% a 25%. A estratégia mais indicada para os produtores, nesse momento, é seguir diluindo o risco em várias frentes, tendo o cuidado de se capitalizar para não ficar vulnerável à venda na entrada de safra.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Citricultura em alta

A 32ª Semana da Citricultura, que também lembrará o 41º Dia do Citricultor, dará início à 36ª Expocitros. O evento acontece em Cordeirópolis, interior de São Paulo, entre os dias 7 e 11 de junho, no Centro APTA de Citros Sylvio Moreira (Rodovia Anhanguera, Km 158). As vagas são ilimitadas para citricultores, pesquisadores, agrônomos, consultores e estudantes do ramo. Mais informações (19) 3546- 1399.

Fispal Food Services 2010

A Fispal Food Service, única feira da América Latina voltada para o segmento de alimentação fora do ar, acompanha o mercado e é um dos termômetros para medir o desempenho das empresas. A feira apresenta soluções e produtos para os segmentos food service, além de promover jovens talentos ao realizar concursos e palestras de qualificação profissional. A Fispal acontece entre 7 e 10 de junho, das 13 às 21 horas, no Expo Center Norte, em São Paulo. Informações pelo site www.fispal.com.br

Desafios da sustentabilidade

Criar uma oportunidade para aprofundar a discussão das questões ambientais, trazendo para as empresas brasileiras e alunos da Esalq informações atualizadas e concretas sobre essa temática, que deixou de ser uma tendência e passou a ser uma necessidade de mercado. Este é o tema central do seminário Perspectivas do Brasil Frente aos Desafios da Sustentabilidade. O objetivo é apresentar ferramentas que colaborem com o desenvolvimento e a implementação de negócios, discutir sobre a nova realidade empresarial, políticas públicas para as mudanças climáticas e de seus efeitos e mercado do crédito de carbono. O evento acontecerá nos dias 10 e 11 de junho, no Pavilhão de Engenharia da Esalq, em Piracicaba. Informações pelo telefone (19) 3417-6601.

15ª Feicorte

Entre os dias 15 e 19 de junho, a Feicorte – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne, maior evento indoor de pecuária de corte da América Latina, em sua 16ª edição, irá novamente transformar São Paulo na capital da pecuária. Na feira, o público pode conferir a melhor genética do Brasil, equipamentos de última geração, produtos e serviços para a produção de carne, além de oportunidades de investimentos e negócios. Acontecem na Feicorte aproximadamente 100 eventos paralelos, entre os quais as exposições nacionais das principais raças da bovinocultura de corte, julgamentos e premiações de animais de mais de 20 raças entre taurinas, zebuínas e sintéticas. A Feicorte acontece no Centro de Exposições Imigrantes. Informações pelo telefone (11) 5067-6767.