Cocheira

Informação de cocheira

Cavalo de ouro

 

Leilões

Fôlego renovado

O empresário Olavo Monteiro de Carvalho está feliz com seus investimentos. Ele entrou há pouco mais de três anos na criação de nelore de elite e já colhe os resultados. Seu touro, Doutor da Santarém, foi contratado pela Lago da Serra, mais importante central de inseminação do País. No mês passado, ele também vendeu a vaca Essência por R$ 2,5 milhões. “Vejo que meus investimentos estão dando retorno”, diz.

 

Sementes I

Monsanto em apuros

A multinacional Monsanto tem enfrentado a ira de seus clientes: os agricultores. A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso (Aprosoja) quer discutir na Justiça a forma de pagamento de royalties sobre a tecnologia RR. Segundo Glauber Rocha, presidente da entidade, a empresa cobra um adicional de 2% sobre produtividades que ultrapassam 55 sacas por hectare. “A Monsanto não pode legislar sobre o assunto, isso cabe ao Estado e vamos atrás disso”, explica.

 

Sementes 2

O apagão das sementes

Produtores do Nordeste estão assustados com a falta de sementes para a próxima safra. “As transgênicas ainda não estão adaptadas e as convencionais não são encontradas”, desabafa Francisco Pugliesi Neto, de Balsas (MA). A Monsanto afirma que não há problemas de adaptação, enquanto a Syngenta diz que há correções em curso. Para a falta de cultivares convencionais, a distribuição local levou a culpa.

 

Alexandre Sant anna / ag. Istoé