Tecnologia

SOJA: nova geração de cultivares Embrapa

Crédito: Divulgação

O programa de melhoramento de soja na região fria do Brasil é conduzido pela Embrapa Trigo (Passo Fundo, RS), direcionado atualmente para atender a demanda dos produtores por cultivares transgênicas capazes de somar características como potencial produtivo, hábito de crescimento indeterminado e sanidade.

A cultivar BRS 5601RR chegou às lavouras neste ano, indicada às regiões 102 e 103 na Macrorregião Sojícola 1, conquistando produtores devido o ciclo precoce e o alto potencial produtivo. A média na produção comercial de sementes foi de 78 sacos por hectare.

 

Em 2017, a Embrapa lança a cultivar BRS 6203RR capaz de aliar produtividade com amplitude na janela de semeadura. A época recomendada inicia em outubro e se estende até 30 de novembro, permitindo tranquilidade ao produtor no ajuste das operações de semeadura em função do tempo e da otimização do maquinário. A cultivar também atende as necessidades da Metade Sul do Rio Grande do Sul, já que está indicada para as regiões 101, 102 e 103 na Macrorregião Sojícola 1.

As cultivares estarão a mostra na vitrine de tecnologias da Embrapa durante a Expodireto, que acontece de 6 a 10 de março, em Não-Me-Toque, RS.

O lançamento da cultivar BRS 6203RR está previsto para o dia 21 de março, na Embrapa Trigo, durante o Encontro com Produtores de Sementes.