São Paulo, 19/1 – O ex-governador da Georgia, Sonny Perdue, foi oficialmente anunciado como o novo secretário de Agricultura da administração de Donald Trump nos Estados Unidos. Com a escolha, fica definida a composição do primeiro escalão do governo enquanto Trump se prepara para sua posse na sexta-feira, 20. Perdue é um veterinário de 70 anos. Ele fez história na Georgia em 2002 quando se tornou o primeiro republicano eleito governador do Estado depois da guerra civil.

O anúncio encerra uma longa busca de Trump para encontrar a pessoa que vai liderar uma das maiores pastas do governo dos EUA, com um orçamento em 2016 de US$ 164 bilhões e um mandato que tem poder de decisão sobre praticamente todos os assuntos relacionados a alimentos no país.

Agricultores nos EUA estão enfrentando dificuldades em manter seus negócios após uma queda de vários anos na economia agrícola, pressionada pelas colheitas abundantes no Meio-Oeste do país, que reduziram os preços das culturas, os valores das terras e a renda. O mercado espera melhorias nesse cenário e aposta que o novo secretário vai coordenar uma agenda positiva para o setor.

No início deste mês, o então secretário de Agricultura dos EUA, Tom Vilsack, criticou a demora de Trump para escolher seu sucessor. Ele disse que a ausência de indicação refletia uma “falta de atenção” pela pasta.

“Por que é este o último cargo?”, questionou Vilsack, que deixou o governo na semana passada, antes de o presidente eleito anunciar o novo secretário, para se tornar CEO do Conselho de Exportação de Lácteos dos EUA, grupo que comercializa leite, queijo e outros produtos para todo o mundo. Fonte: Dow Jones Newswires.