Cocheira

SRB elege Marcel Barbosa Vieira presidente com mandato até 2020

Ribeirão Preto, 9/2 – O empresário rural e executivo Marcelo Weyland Barbosa Vieira foi eleito na quarta-feira, 8, por unanimidade, presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB). Ele comandará a SRB no triênio até a nova eleição, em fevereiro de 2020, e substituirá Gustavo Diniz Junqueira, que comandou a entidade nos últimos três anos e não foi reconduzido ao cargo para um segundo mandato.

Com a eleição, Vieira será o responsável por comandar a SRB no centenário da entidade, em 2019. Além dele, foram eleitos para o conselho da entidade Pedro de Camargo Neto (primeiro vice-presidente), Jayme Eduardo Chaves da Silva Telles (segundo vice-presidente), Maria Isaltina de Almeida Prado, Gastão Mesquita Filho, José Sampaio Góes e Rodrigo Castejón.

No final do ano passado, em uma tensa reunião na SRB, um grupo de conselheiros insatisfeitos disse a Junqueira que ele não seria reconduzido para um novo triênio e que, se fosse preciso, haveria uma disputa interna eleitoral. Para não rachar a SRB foi articulada uma saída consensual com o nome de Marcelo Vieira como candidato único.

Vieira é cafeicultor em Minas Gerais, montou usinas de açúcar e álcool naquele estado e em Mato Grosso do Sul, vendidas posteriormente à Adecoagro, do bilionário George Soros, companhia da qual se tornou diretor.