Londres, 18/5 – A consultoria francesa Stratégie Grains revisou para baixo sua estimativa mensal para a safra de grãos na União Europeia (UE), na temporada que vai de julho de 2017 a junho de 2018. A nova projeção é de produção de 301,6 milhões de toneladas, queda de 1,18% em comparação com 305,2 milhões de t estimadas no levantamento anterior, de abril.

A projeção para o trigo soft recuo em 1,1 milhão de toneladas, para 142,7 milhões de toneladas. Para a cevada, a empresa reduziu sua previsão em 1,7 milhões de toneladas, para 59,6 milhões de toneladas. No milho também houve corte, de 300 mil toneladas, para 60,1 milhões de toneladas.

A consultoria relatou que o recuo foi influenciado pela seca na Europa Ocidental e pelas temperaturas mais acentuadas na Escandinávia, Alemanha e na região nordeste da Europa em abril.

Apesar de algumas chuvas no início de maio, a previsão é de clima seco para a Espanha – país cujo potencial de rendimento de cereais já foi prejudicado por causa da seca – e também para a França. Entretanto, há estimativa de chuvas para a Europa Central e Oriental, enquanto o aumento do temperatura é esperado para toda a Europa nos próximos dias, o que deve favorecer o cultivo de cereais. Fonte: Dow Jones Newswires.