São Paulo, 15 – Técnicos da Coreia do Sul vão inspecionar frigoríficos de carne suína de Santa Catarina a partir desta terça-feira, 16. Segundo a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca de Santa Catarina, esta visita marca a última fase do processo de abertura do mercado entre os países.

Os sul-coreanos devem visitar a unidade da Pamplona Alimentos, em Presidente Getúlio, amanhã. Na quarta-feira, 17, vão para Campos Novos, onde vistoriam o frigorífico da BRF. Na quinta estarão em Chapecó, na Cooperativa Central Aurora Alimentos, e na sexta, em Seara, na Seara Alimentos. O secretário de Assuntos Internacionais, Carlos Adauto Virmond, acredita que as exportações tenham início no segundo semestre deste ano. “Isso pode representar um acréscimo de até 30% no volume de exportação de carne suína e derivados de Santa Catarina e, sem dúvida nenhuma, terá reflexos muito positivos em toda a cadeia produtiva catarinense”, afirmou Virmond, em nota.

A delegação da Coreia do Sul será composta de dois funcionários da Agência de Quarentena Animal e de Plantas e dois funcionários do Ministério de Segurança de Alimentos e Medicamentos. Na sexta-feira, 12, o grupo se reuniu com técnicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, em Brasília. Um novo encontro com o mesmo grupo será realizado na quarta-feira, 24. Pelo lado catarinense, técnicos da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) acompanharão as visitas. O corpo técnico da Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca estará à disposição para esclarecimentos, disse a nota.