Chicago, 19 – A Tyson Foods está considerando outras localidades no Kansas para construir um complexo avícola de US$ 320 milhões, após semanas de protestos de moradores da pequena cidade de Tonganoxie, no nordeste do Estado. Em carta aberta aos moradores do Condado de Leavenworth, o presidente da divisão de frangos da Tyson, Doug Ramsey, disse que a companhia decidiu suspender seus planos para a comunidade, após comissários do condado terem retirado apoio econômico ao projeto. Segundo o executivo, a Tyson ainda está interessada na região, mas dará prioridade a outras localidades no Kansas e a outros Estados que tenham manifestado apoio aos planos da empresa.

Na segunda-feira, 18, a Comissão do Condado de Leavenworth decidiu, por 2 votos a 1, rescindir uma resolução anterior que apoiava a emissão de US$ 500 milhões em bonds para ajudar a financiar o complexo. A resolução também incluía incentivos fiscais para a unidade.

Após a companhia anunciar seus planos, no começo deste mês, moradores iniciaram uma campanha para tentar barrar o projeto. Eles citaram preocupações com o possível mau cheiro que viria da unidade e com impactos ambientais, e também com mudanças decorrentes de 1.600 novos empregos na cidade. Fonte: Dow Jones Newswires