Chicago, 18 – O plano da Tyson Foods de construir um complexo avícola de US$ 320 milhões em Tonganoxie, no Estado do Kansas, sofreu um revés nesta segunda-feira, 18. Após semanas de protestos de moradores da pequena cidade de 5.300 habitantes, a Comissão do Condado de Leavenworth decidiu, por 2 votos a 1, rescindir uma resolução anterior que apoiava a emissão de US$ 500 milhões em bonds para ajudar a financiar o projeto. A resolução também incluía incentivos fiscais para a unidade. A decisão significa, na prática, que o processo de avaliação será reiniciado, disseram comissários. “A comissão vai se esforçar para fazer tudo de forma aberta e transparente”, disse o presidente da comissão, Doug Smith.

A Tyson disse que agora está considerando suas opções. “Estamos decepcionados com a decisão da comissão”, disse um porta-voz da companhia. Segundo ele, a aprovação inicial foi um dos fatores que motivaram a Tyson a escolher a cidade para construir o complexo.

Após a companhia anunciar seus planos, no começo deste mês, moradores iniciaram uma campanha para tentar barrar o projeto. Eles estão preocupados com o possível mau cheiro que viria da unidade e com impactos ambientais, e também com as mudanças decorrentes dos 1.600 novos empregos na cidade.

O projeto da Tyson inclui uma unidade com capacidade para processar 1,25 milhão de aves por semana, uma incubadora e uma fábrica de ração. Fonte: Dow Jones Newswires