Washington, 7/2 – O lucro do setor que engloba lavouras e a produção pecuária nos Estados Unidos deve recuar 8,7% em 2017. Este pode ser quarto ano consecutivo de queda, de acordo com estimativa do Departamento de Agricultura do país (USDA). O lucro líquido deve somar US$ 62,3 bilhões em 2017, metade do recorde de US$ 123 bilhões registrado em 2013.

A estimativa evidencia a desaceleração cada vez mais acentuada da economia agrícola, resultado de quatro anos de safras volumosas de milho e soja. No ano passado, produtores nos EUA colheram volumes recorde dos dois grãos: 15,2 bilhões de bushels (386 milhões de toneladas) de milho e 4,3 bilhões de bushels (117 milhões de t) de soja.

A receita com lavouras deve diminuir 0,5% ante 2016, refletindo a queda dos preços de importantes commodities, com exceção da soja e do algodão, disse o USDA.

Os futuros de soja acumulam ganho de quase 4% em 2017, com a forte demanda externa pelo grão produzido nos EUA. Já as receitas com trigo devem cair mais de 16% no ano, com preços mais baixos e fraca demanda.

Já a receita da pecuária deve aumentar levemente em 2017, com a melhora dos preços de lácteos e de ovos. Segundo o governo, preços de carne vermelha e de peru devem recuar, enquanto os de carne de frango devem se manter estáveis. Fonte: Dow Jones Newswires.