Ribeirão Preto, 26 – Diante da margem apertada, da grande concorrência e do mercado concentrado no setor de torrado e moído, o Grupo Utam deu prioridade aos cafés especiais em 2017 e espera dobrar, para 20%, a participação desse segmento na receita ante 2016. O faturamento deste ano da companhia, com sede e fábrica em Ribeirão Preto (SP) e unidade também em Piumhi (MG), deve variar de R$ 73 milhões a R$ 75 milhões ante R$ 67 milhões no ano passado. “Em apenas cinco meses, o mesmo volume de cafés especiais já superou o de 2016”, disse, em entrevista ao Broadcast Agro, serviço de notícias em tempo real do Grupo Estado, a sócia e diretora Ana Carolina Soares de Carvalho. O crescimento em torrado e moído, principal segmento do Grupo Utam, será de 5% este ano.

O projeto de ampliar a receita no segmento com maior margem da indústria de café começou com o investimento de R$ 2 milhões em uma linha exclusiva de processamento na unidade mineira da companhia. “Nessa linha não há mistura de grãos, que são 100% de arábica selecionados. A torra é diferenciada, feita de dentro para fora do grão e a linha atende desde o rebeneficiamento até o envase do produto”, explicou a executiva. Os produtos dessa linha exclusiva são comercializados em quatro marcas com grãos especiais do grupo – Utam Gourmet, Special, Espresso Crema e o Fazenda Santa Alcina.

Outra aposta da empresa são os cafés em cápsula. A partir do próximo mês chegam ao mercado quatro variedades com mono origem, ou seja do produto puro e sem o tradicional blend, três delas importadas. A linha “Cafés do Mundo” terá produtos da Colômbia, Guatemala, Timor, todos importados, e Brasil. As cápsulas do produto brasileiro são envasadas pela Kaffa, localizada em Cravinhos (SP), onde o Grupo Utam já produz as outras seis linhas de café em doses únicas já disponíveis. “Lançamos também embalagens maiores com até 30 unidades de cápsulas (as normais têm dez), que são 20% mais baratas e destinadas ao atacarejo e food service”, explicou Ana Carolina.

As linhas de cafés especiais e em cápsula facilitam a expansão geográfica do Grupo Utam, de acordo com a diretora. Enquanto o produto tradicional torrado e moído continua restrito aos mercados paulista e mineiro, os especiais já são comercializados em Estados do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e no Pará, principalmente por meio de acordos com cafeterias.