São Paulo, 8/3 – A fabricante norueguesa de fertilizantes Yara pretende encerrar as atividades na unidade de Pardies, na França, e está buscando compradores interessados nas instalações, disse nesta quarta-feira, 8, o CEO da companhia, Svein Tore Holsether. “Quero assegurar aos nossos funcionários que o encerramento das atividades ocorrerá de forma respeitosa e profissional, e em conformidade com os acordos sindicais relevantes”, disse o executivo.

Segundo Holsether, o fechamento da fábrica faz parte dos planos para fortalecer a competitividade da Yara no longo prazo, inclusive na França, onde a companhia entregou mais de 2,5 milhões de toneladas de produtos e investiu 73 milhões de euros em 2016.

O executivo explicou que as operações em Pardies enfrentam dificuldades com limitações de escala, integração de matérias-primas e competitividade para exportação. O fechamento de uma operação industrial próxima, em 2010, resultou no fim de muitas sinergias que existiam entre as duas plantas e forçou a Yara a fechar uma unidade de produção de amônia no local, disse Holsether.

A unidade de Pardies tem 85 funcionários e capacidade anual de produção de aproximadamente 100 mil toneladas de nitrato de amônio.