São Paulo, 15 – A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês) informou que 440 novos surtos da peste suína africana (ASF, na sigla em inglês) foram notificados no mundo entre os dias 30 de abril e 14 de maio, ante 742 novos verificados no levantamento anterior. Com isso, o número total de surtos em andamento caiu para 7.200, sendo 3.535 somente na Romênia e 1.703 no Vietnã.

Dos novos surtos, 329 foram notificados pela Europa e outros 90 na Ásia. A África reportou 20 novos casos no período. Os dados foram publicados em levantamento quinzenal divulgado nesta sexta-feira.

+ Peste suína/China: nº de casos volta a subir após governo alegar situação estável
+ OIE informa que 548 novos surtos de peste suína foram notificados
+ Peste suína na China ainda será motivo de maior demanda global por carne

De acordo com a OIE, surtos novos ou em andamento foram registrados em 23 países. Na Europa, Bulgária, Grécia, Hungria, Letônia, Moldávia, Polônia, Romênia, Rússia, Sérvia, Eslováquia e Ucrânia ainda apresentam a incidência da doença.

Na Ásia, China, Indonésia, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Laos, Papua Nova Guiné, Filipinas, Timor Leste e Vietnã têm casos em andamento. Já na África, Costa do Marfim, Namíbia e África do Sul reportam a presença do vírus.

No período de cobertura do levantamento, foram notificadas perdas de 11.247 animais, número bem inferior ao reportado no boletim anterior, de 34.556 animais eliminados.

A maior parte desse número foi observada na Ásia, com abate sanitário de 11.082 animais, todos nas Filipinas.

Na Europa, 104 animais foram descartados, enquanto na África 61 perdas de animais foram reportadas em virtude da contaminação com a doença no período.