Notícias

93% da área de soja no Brasil está semeada na safra 2019/20, diz AgRural

São Paulo, 9 – O plantio da safra de soja 2019/20 atingiu na última quinta-feira, 5, 93% da área estimada para o Brasil, de acordo com levantamento da consultoria AgRural, avanço de 6 pontos porcentuais em uma semana. O número representa ainda atraso ante os 96% plantados no mesmo do mesmo período do ano passado, mas está em linha com a média de cinco anos.

Nos Estados de Mato Grosso, Rondônia e Santa Catarina, os trabalhos estão encerrados, conforme a consultoria. Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás estão muito próximos de encerrar o plantio. Rio Grande do Sul está “caminhando para a reta final”, ajudado pelas chuvas dos últimos dias. A região Matopiba – composta por Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia – também foi beneficiada por chuvas, mas o plantio, especialmente no Piauí, continua atrasado.

A AgRural afirma em boletim: “Com o plantio mais tardio este ano, é preciso que chova bem pelo menos até fevereiro para que não haja quebra de produtividade” na safra do País. A safra 2019/20, segundo a consultoria, se desenvolve bem, mas o volume da produção ainda é incerto.

A estimativa da consultoria para a área plantada com soja no País na temporada 2019/20 é de 36,4 milhões de hectares, aumento de 1,5% sobre o ciclo anterior. A produção potencial – baseada, por enquanto, em linha de tendência de produtividade – é calculada em 120,7 milhões de toneladas. Em meados deste mês, a AgRural substituirá as linhas de tendência por estimativas de produtividade por Estado, informa a consultoria.

Picapes respondem por 12% dos recalls de 2019, aponta pesquisa
5 dicas para conservar (ou comprar) uma picape
As 10 picapes mais vendidas no Brasil em janeiro