Porteira Aberta

A Capital do Zebu

A Capital do Zebu

Divulgação

A 81ª Exposição Internacional das Raças Zebuínas (ExpoZebu), realizada, entre os dias 3 e 10 de maio, em Uberaba (MG), mais uma vez reuniu a nata dos criadores de animais de elite para julgamentos, leilões e concurso leiteiro. Desfilaram pelo parque Fernando Costa 1,8 mil animais, oriundos de planteis de todo o Brasil, que se dedicam à criação de nelore, nelore mocho, brahman, guzerá, guzerá leiteiro, sindi, gir, gir leiteiro, tabapuã e indubrasil.

UNIÃO EUROPEIA
Exportação em pauta

A Comissão Nacional de Bovinocultura de Corte da CNA reuniu-se, no mês passado, com representantes de entidades ligadas à pecuária bovina. Um dos temas discutidos foi o protocolo de adesão à União Europeia, especialmente em relação à identificação dos animais destinados ao abate, através de brincos que ajudam no rastreamento, das exportação. A formalização dos protocolos é uma das etapas da Plataforma de Gestão Agropecuária (PGA), banco de dados elaborado pela CNA, em parceria com o Mapa. Com o cumprimento das exigências, o Brasil ganhará credibilidade no mercado externo.

GENÉTICA
Seminário da ANCP

O 21º Seminário Nacional de Criadores e Pesquisadores, realizado no mês passado, em Ribeirão Preto (SP), pela Associação Nacional de Criadores e Pesquisadores (ANCP), tratou sobre sustentabilidade, pecuária, agricultura, meio ambiente e genética. O tema central foi o mercado de touros jovens, com destaque para o balanço da primeira Reprodução Programada (RP) Genômica, que aumenta a confiabilidade da avaliação genética dos animais mais novos. Ainda durante o evento, foi lançado a 25ª edição do Sumário de Touros, importante ferramenta de seleção.

DECRETO
Matopiba é reconhecido

Durante a cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Defesa Agropecuária, realizada no início do mês passado, no Palácio do Planalto, a presidente Dilma Rousseff instituiu o Matopiba, área que abrange parte dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e da Bahia. O objetivo do decreto é aprimorar as políticas e dar prioridade aos investimentos nesses Estados. A região de grande potencial, que tem atraído importantes empresários, se destaca por ser um dos últimos polos agrícolas em expansão no Brasil, sem desmatamento.

LIBERADO
Novo Herbicida

A Syngenta recebeu a aprovação da agência de proteção ambiental dos Estados Unidos (EPA, na sigla em inglês), para a comercializaçãode seu herbicida Acuron, destinado às lavouras de milho. As primeiras vendas do produto começaram este ano e devem render à empresa cerca de US$ 250 milhões.

BIOCOMBUSTÍVEIS
Revisão da legislação

A União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) considera um avanço a decisão do Parlamento Europeu de limitar em 7% o uso de biocombustíveis, conforme o documento de energias renováveis e qualidade dos combustíveis. O novo texto, que segue para aprovação, evitou a redução da mistura dos atuais 10% para 5%, conforme a proposta de revisão original apresentada pela Comissão Europeia.

BIOMASSA
Geração de energia

A capacidade instalada de cogeração de energia elétrica, a partir do bagaço de cana-de-açúcar, chegou à marca de 10 mil MW de potência instalada, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A biomassa de cana já representa 7% da matriz energética brasileira, atrás apenas das fontes hídrica e gás natural. A utilização desta fonte energética é muito importante para a diminuição da emissão de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera. Somente em 2014, a emissão de CO2 foi reduzida em oito milhões de toneladas.

CARNE BOVINA
Fornecedora exclusiva

A Marfrig, empresa global de alimentos, ampliou a parceria com o Johnny Rockets para o fornecimento exclusivo de todos os cortes bovinos servidos na rede de restaurantes americana, até 2016. De acordo com o contrato, a Marfrig irá atender todas as filiais brasileiras do restaurante, fornecendo 35 mil quilos de carne bovina por mês, o equivalente a 420 toneladas, apenas em 2015.

SOJA SUSTENTÁVEL
ADM lança programa

A Archer Daniel Midlands (ADM), uma das maiores traders mundiais de grãos, lançará um programa de certificação de soja sustentável no Brasil, visando atender a demanda de compradores europeus. O programa, que deve incluir, até o fim do ano, 120 dos seis mil produtores brasileiros que produzem para a ADM, tem como foco principal a União Europeia, em particular a Holanda.

SENEPOL
Parceria inédita

A fazenda Senepol Nova Vida, de Ariquemes (RO), que há dois anos abriu uma filial na Flórida, nos Estado Unidos, acaba de firmar uma parceria com a Universidade das Ilhas Virgens. Com o acordo,  a fazenda passa a ter o domínio  dos últimos exemplares do plantel original da marca CN (Castle Nugent Farms), linhagem  rara da raça senepol. “Compartilharemos esse tesouro genético internacionalmente, a partir do final de 2015, por meio da comercialização de embriões e doses de sêmen”, disse João Arantes Neto (foto à esq.), diretor da Nova Vida, após assinar o acordo com Robert Godfrey, diretor da universidade.

AVALIAÇÃO DE CARCAÇAS
Circuito boi verde 

Com o objetivo de avaliar a qualidade dos lotes e carcaças dos animais da raça nelore, a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em parceria com sua afiliada do Espírito Santo, realizou,  no fim de maio, no frigorífico Frisa, no município capixaba de Colatina, a 1ª Etapa do Circuito Boi Verde. Foram abatidos 660 machos, de cinco pecuaristas. O vencedor foi Arthur Arpini Coutinho, da fazenda São Joaquim, de Conceição da Barra. Com o total de 120 animais abatidos, o lote campeão teve apenas animais castrados. Entre eles,  93,4% deles pesaram entre 17 arrobas e 21arrobas e 75% tinham até 24 meses de idade.

APLICATIVO
Medição de gases

Um aplicativo para calcular a emissão de gases do efeito estufa (GEE) pelo gado leiteiro está disponível gratuitamente para usuários do sistema operacional Android. A FBB Calculadora CO2 Leite foi desenvolvida pela Fundação Banco do Brasil para estimular os produtores de leite a buscar técnicas de criação do gado, que reduzam cada vez mais o impacto das emissões.

SAÚDE ANIMAL
Fim da peste suína

Os Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina foram reconhecidos como zonas livres da peste suína clássica. O anúncio foi feito durante a 83ª Sessão Geral da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), realizada no mês passado, em Paris. Com o reconhecimento, o Ministério da Agricultura espera que os dois Estados, que atualmente respondem por 68% das exportações nacionais do produto, alavanquem suas vendas.

CARNE IN NATURA
Rumo à América

A carne in natura brasileira também deve abastecer o mercado americano. Essa possibilidade deverá se tornar realidade durante a visita da presidente Dilma Rousseff aos Estados Unidos, no final deste mês. Segundo Antonio Camardelli, presidente da Associação Brasileira das Indústrias Exportadores de Carnes (Abiec), as linhas gerais do acordo foram alinhavadas numa negociação entre os ministérios da Agricultura dos dois países. Inicialmente, o Brasil vai ter de dividir esse mercado, estimado em 60 mil toneladas, com países como Colômbia e Nicarágua. Os brasileiros contam com 20 frigoríficos habilitados.

PARCERIA
ExpoCorte

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) anunciam uma parceria com o Circuito ExpoCorte. Agora, o evento itinerante, que percorre alguns dos principais polos de produção pecuária no Brasil, fará parte da programação da Exposição Internacional do Nelore (Expoinel), marcada para o mês de setembro, em Uberaba (MG).

Teresa Cristina Vendramini
Foco na gestão

O Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA), que nasceu há cinco anos, é formado por 25 fazendeiras. A troca de informação tem sido a base de sustentação do grupo, que se reúne mensalmente. O núcleo que tem como presidente Teresa Cristina Vendramini, dona da fazenda Jacutinga, de Flórida Paulista (SP), passou a convidar personalidades para palestras. Para o próximo encontro, Moacyr Corsi, especialista em pastagens, já confirmou presença.

Ainda há muita diferença entre homens e mulheres na administração de uma fazenda?
O papel é o mesmo, porque quem não for produtivo está fora do mercado. Agora, existe uma diferença na gestão, pois mulher tem como característica ser mais detalhista.

Qual o maior desafio da gestão?
Gerir pessoas. Uma pesquisa do NFA mostrou que, neste ano, as dificuldades envolvendo mão de obra estão presente nas propriedades, mais do que em anos anteriores.

Por que está ocorrendo esse movimento?
As fazendas necessitam, cada vez mais, de pessoas capacitadas. É isso que estamos discutindo, atualmente: como fazer a coisa certa para buscar esses profissionais.

O que é ter, hoje, uma fazenda de gado produtiva?
É conseguir mandar para o frigorífico, com lucro, garrotes de dois anos pesando 500 quilos. Quem não fizer isso, hoje, tem pouca chance de sobreviver no futuro.
É nisso que acreditamos.

 

Veja também

+ Restaurante japonês que fez festa de swing lança prato chamado “suruba”
+ Cantor Ovelha abre frangaria em São Paulo com a ajuda de Ratinho
+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Como fazer seu cabelo crescer mais rápido
+ Vem aí um novo megaiceberg da Antártida
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mineral de Marte raro na Terra é achado na Antártida
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Atriz pornô é demitida de restaurante por causa de “cliente cristão”
+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?