Quando se olha para a tabela de classificação de um campeonato de futebol, é difícil acreditar que um time na 15ª colocação possa alcançar os líderes na mesma edição da competição. Mas com precisão nos investimentos e contratações, fome de bola e gestão estratégica, é possível obter esse avanço nos anos seguintes. A situação é semelhante no ranking de empresas do agronegócio. A Taunsa Agrícola é a 15ª companhia na lista de exportadoras de commodities, mas deu passos importantes para encostar nas líderes em um futuro nada distante.

Essa proposta de crescimento envolve uma injeção de capital de R$ 5,7 bilhões até 2028 e a construção – a partir do zero – de 34 novas unidades, que estarão distribuídas entre Bahia, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Minas Gerais, Paraná, Piauí, São Paulo e Tocantins. “É um plano bastante parrudo. Ao final desse projeto, a Taunsa também será a número um em armazenagem e recepção de grãos”, afirmou o presidente e fundador da empresa, Cleidson Cruz, à Revista ISTOÉ Dinheiro. Atualmente, a companhia conta com oito instalações em Mato Grosso e Tocantins e a sede administrativa na cidade de Campinas (SP). Atuando em quatro grandes áreas do agronegócio – commodities, agricultura, agrofomento e trade – o grupo fatura R$ 31,5 bilhões por ano (cerca de US$ 486 milhões em contratos).

Tais números se tornaram possíveis a partir da parceria com a Ahamed Ramadhan Juma (ARJ) Holding, empresa de investimentos dos Emirados Árabes, que abriu a porteira para o Oriente Médio. Para se ter uma ideia da dimensão do potencial nessas relações comerciais, no ano passado as exportações brasileiras para aquele bloco comercial somaram US$ 12,1 bilhões, sendo que a soja representou 6,8% e o milho, 7,4%, de acordo com o Sistema de Comércio Exterior (Siscomex), programa do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

QUATRO LINHAS Se a cor de referência para os negócios no agro e para o faturamento em dólar é o verde, para o recente investimento em marketing esportivo (cujo valor não foi divulgado) a opção é a combinação de preto e branco. A Taunsa fechou uma parceria com o futebol profissional do alvinegro Corinthians, para ganhar mais visibilidade tanto no mercado nacional quanto no internacional. Uma das primeiras ações envolvendo essa união foi a participação na contratação do jogador Paulinho, e já se espera que esse apoio também ocorra na busca por um centroavante.

No perfil da companhia no Instagram, já é possível ver pelos comentários do público que de fato a popularidade da Taunsa vem crescendo. Outra confirmação de que a estratégia está funcionando é o aumento de 30% na procura por novos negócios desde dezembro do ano passado. A tendência é que os resultados dessa parceira continuem melhorando, ao menos no que depender dos esforços e das milhagens do CEO da empresa. Em fevereiro, Cleidson Cruz esteve em Dubai para novos encontros de negócios, sempre levando como presente para seus anfitriões uma camisa do Timão.

Origem e crescimento

Divulgação

O Taunsa nasceu em Araçatuba, no interior de São Paulo, em 2008, com as atividades concentradas em produção leiteira. Com o objetivo de ampliar os negócios e já atento à expansão do setor de grãos, o fundador da empresa, Cleidson Cruz, passou a adquirir terras em Mato Grosso. Era o primeiro passo para crescer em plantio, armazenamento e comercialização, dentro do Brasil e para países da África Ocidental. No ano passado, a companhia fretou dois navios Panamax exclusivamente para suas exportações, um deles com farelo de soja e o outro com óleo de soja.