Porteira Aberta

Abacaxi na Europa

Crédito: Divulgação

A Embrapa lançou em maio duas cultivares de abacaxi ornamental, destinadas ao mercado de flores. As variedades BRS Anauê e a BRS Boyrá foram obtidas a partir do cruzamento de espécies do banco genético da Embrapa Mandioca e Fruticultura, de Cruz das Almas (BA). Comercializado na Europa há uma década, a espécie pode abrir um nicho de exportação. No ano passado, a floricultura movimentou R$ 7,2 bilhões, 9% acima de 2016.

MOUNTAIN BIKE
Nas trilhas de Minas Gerais

Os municípios mineiros de Capinópolis e Cachoeira Dourada receberam a primeira etapa do Circuito Trilhas do Agro de Mountain Bike, iniciativa inédita que utiliza o ciclismo para divulgar o potencial do agronegócio de Minas Gerais. A etapa ocorrida no dia 27 de maio, em meio a belas paisagens de lavouras e de terras que estão entre as mais férteis do País, foi cumprida em 79 quilômetros. O evento terá mais três etapas, em Coromandel, Uberaba e Uberlândia, e vale pelo ranking estadual da modalidade.

E-BOOK
As mulheres do café

Airam Abel

O projeto Mulheres do Café no Brasil lançou em maio, em Augsburg, na Alemanha, a primeira edição de um e-book colaborativo. A publicação da Aliança Internacional das Mulheres do Café (IWCA Brasil) qualifica e quantifica as mulheres que trabalham com a cultura, do grão à xícara. Cerca de 40 pesquisadores, de várias instituições, desenvolveram 17 capítulos sobre a presença feminina na cafeicultura, em oito regiões produtoras.

PARANÁ
Recuperação florestal

O Projeto Conexão Araucária, lançado em maio, vai restaurar 335 hectares de florestas dessa espécie no sudeste do Paraná. O evento reúne agricultures familiares, em parceria com a Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental, com sede em Curitiba (PR). A iniciativa não coloca nenhum ônus aos produtores.

GIROLANDO
Raça entra na era genômica

Divulgação

A Embrapa Gado de Leite, de Juiz de Fora (MG), anunciou, em maio, a primeira ferramenta de avaliação genômica do País para o gado leiteiro. Chamada Clarifide Girolando, ela serve para selecionar animais superiores dessa raça. A iniciativa foi realizada em parceria com a CRV Lagoa, a Zoetis e a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando. Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Leite, Marcos Vinícius Barbosa da Silva, as pesquisas começaram em 2010 e envolveram genômica, genética molecular e bioinformática. “Até o momento, foram genotipados 500 touros e seis mil vacas”, diz ele. O rebanho brasileiro de girolando é estimado em 1,6 milhão de animais registrados.

LEGISLAÇÃO
Seis anos de Código Florestal

Gabriel Faria

A Agroicone, empresa formada pela união de especialistas do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais, voltado para a agricultura sustentável, lançou em maio o minidocumentário ‘O presente e o futuro da agropecuária e do Código Florestal no Brasil’. Produzido a partir do projeto Iniciativa para o Uso da Terra, para incentivar a implementação da Lei de Proteção da Vegetação Nativa. O filme traz o panorama da produção e conservação no Brasil, os desafios para implementar o Código, e o futuro que queremos: florestas gerando valor para a agricultura.

OVOS
Causa nobre

O grupo Mantiqueira, fundado pelo empresário Leandro Pinto, lançou em São Paulo o projeto “Ovos Solidários com Amor”. Apresentada no mês passado, a iniciativa reverterá 10% da receita com a venda de ovos ao Hospital de Câncer de Barretos (SP). A empresa vende, por ano, 2,2 bilhões de unidades.

PRÊMIO
Reconhecimento americano

Divulgação

O pesquisador brasileiro Hamilton Ramos, coordenador do Programa IAC Qualidade de Equipamentos de Proteção Individual na Agricultura, foi homenageado na cidade do Porto, em Portugal. No mês passado, ele recebeu dois prêmios concedidos pela Conferência Europeia de Vestimentas de Proteção. O evento ocorre a cada dois anos. Ramos é autor de estudos sobre a exposição de trabalhadores rurais a produtos agroquímicos, no Centro de Engenharia e Automação do Instituto Agronômico, em Jundiaí (SP).

RASTREABILIDADE
Produtos monitorados

Desde o dia 27 de maio, oito produtos hortifrutícolas produzidos ou vendidos no Estado do Espírito Santo contarão com informações ao consumidor sobre produção, transporte, armazenamento e comercialização. A lei da rastreabilidade local inclui mamão, banana, tomate, repolho, chuchu, pepino, beterraba e inhame. As outras frutas, legumes e verduras terão prazo até novembro para se adequar à legislação.

INTERNACIONAL
Pão de queijo para o mundo

O pão de queijo é uma iguaria mineira apreciada no Brasil, que cada vez mais ganha reconhecimento internacional. A Forno de Minas, empresa pioneira na venda de pão de queijo congelado no País, foi premiada no Business Press Award 2018, no dia 10 de maio, na Flórida, Estados Unidos. A marca foi reconhecida como a mais bem-sucedida na categoria de alimentos, por líderes de negócios, mídia local e entidades, como a Câmara de Comércio Brasileira da Flórida.

CAPACITAÇÃO
Aposta no leite de búfala

Em parceria com o Sebrae São Paulo, a Levitare, de Sete Barras (SP), uma das marcas de laticínios de búfala do País, termina, em junho, um projeto de capacitação de 29 produtores de leite de búfala do Vale do Ribeira, iniciado em março deste ano. A meta é melhorar a qualidade e aumentar a quantidade do produto. A criação de bubalinos é a terceira atividade econômica da região, que possui o menor PIB do Estado de São Paulo.