São Paulo, 19 – A Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec) vai aproveitar a Gulfood, que acontece nesta semana nos Emirados Árabes, para promover a carne brasileira. “A feira é uma excelente oportunidade de estreitar o nosso relacionamento em um mercado importante”, diz, em nota, o presidente da Abiec, Antônio Jorge Camardelli.

Em 2017 as exportações brasileiras para os países árabes somaram 405 mil toneladas, 6,6% mais em relação a 2016, com receita de US$ 1,6 bilhão (+16%).

Os resultados representam 25% do faturamento total das exportações brasileiras de carne bovina e 26% do total embarcado no ano passado. A Gulfood terá a participação de 21 empresas associadas à Abiec.

Rússia

Essa será a segunda participação da Abiec em feiras internacionais neste ano. No início do mês, a associação esteve na Prodexpo, em Moscou, na Rússia. Diante do fechamento do mercado russo para a carne brasileira, a avaliação é que a presença do Brasil no evento foi fundamental para ampliar a interlocução com aquele mercado.

“A participação nessa feira foi importante, pois permitiu negociações com outros mercados relevantes dessa região”, avalia Camardelli.