Notícias

ABPA: Europa pode retomar até fim do ano compras de frigoríficos suspensos

São Paulo, 4 – O Brasil negocia a retomada de exportação para a União Europeia de 20 plantas brasileiras que foram bloqueadas pelo bloco no ano passado após operações Trapaça e Carne Fraca. De acordo com o diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ariel Antônio Mendes, “a ministra (da Agricultura, Tereza Cristina) imagina que isso aconteça até o fim do ano”.

Ele concedeu entrevista coletiva após palestra no 19º Seminário de Planejamento Estratégico Empresarial, realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), em São Paulo (SP).

Mendes afirmou que a eventual retomada ajudaria o Brasil a aumentar as exportações de proteína animal em 2020, já que a participação do bloco europeu nas exportações de carne brasileiras tiveram queda após o bloqueio. “É um mercado que tem bom potencial e que paga bem.”

Ainda há cautela, entretanto, para estimar o crescimento das exportações no Brasil no ano que vem em decorrência da incerteza relacionada à demanda chinesa.