Muitas donas de casa ficam perdidas no supermercado quando se deparam com uma grande variedade de carnes bovinas, cortes e preços.Geralmente, elas conversam com o açougueiro e avaliam suas indicações, antes de se decidir. Segundo Márcia Heloisa Iquegami, uma das proprietárias da rede de supermercados Iquegami, de Bebedouro, no interior paulista, esse bate-papo tem um custo: o tempo do açougueiro e filas nas lojas. Por isso, a empresária ficou empolgada com um novo projeto da Minerva Foods, de Barretos (SP), chamado “Açougue Ideal”, implantado em duas lojas da rede em julho deste ano. Trata-se de um estande virtual de informações, os chamados totens, como os utilizados em bancos e aeroportos, por exemplo. “Com o totem próximo à gôndola de carnes, otimizamos o atendimento no balcão e reduzimos as perdas no açougue”, diz Márcia.

No totem, o consumidor pode acessar 140 receitas, informações dos cortes de carne e o preparo mais indicado. Ele escolhe o que vai cozinhar, o número de pessoas que serão servidas, imprime a receita e vai ao balcão pedir a carne certa, na medida ideal para o prato. Segundo Márcia, fica fácil e rápido para o consumidor. Outra modificação importante no supermercado tem sido a troca das peças inteiras que chegavam do frigorífico para serem desmontadas na sala de desossa por cortes já prontos e embalados a vácuo. “Vamos direcionar as compras de acordo com o gosto do cliente e a nossa rentabilidade tende?a crescer ainda mais”, diz Márcia. Em julho, quando o primeiro totem foi instalado, o valor das vendas de cortes bovinos da filial em Bebedouro foi de r$ 234 mil, ante os r$ 190 mil do mês anterior. Em volume, as compras do supermercado passaram de 8,7 mil quilos de carne para 22,1 mil quilos. Segundo a empresária, até o próximo mês, o projeto é levar os totens às outras quatro lojas, no interior paulista.

A Minerva Foods, que em 2012 faturou r$ 4,6 bilhões, arca com os custos da estrutura e de dois promotores de vendas que trabalham junto aos totens para orientar os consumidores. Em contrapartida, o supermercado firma um contrato de um ano, com metas de compra de carne da empresa. “É uma estratégia com foco no pequeno e médio varejo, para fortalecer nossa presença nesse segmento”, diz Fernando Galletti de Queiroz, presidente da Minerva. Até o mês passado, dez lojas de quatro redes de supermercados estavam no projeto. A meta da empresa é fechar 2013 com 50 totens instalados. O movimento da Minerva não é isolado. A JBS, por exemplo, desde abril, sustenta uma campanha milionária na grande mídia, com o ator Toni ramos, para reforçar sua marca Friboi. A Marfrig, com as marcas Bassi, nelore natural e Angus Beef – estas duas ligadas às associações de criadores de gado há quase uma década –, é a empresa que mantém o mais antigo trabalho, entre as três gigantes do setor frigofírico, na tentativa de construção de marcas.

Segundo Fábio Teixeira, gerente de marketing da Minerva, a empresa não está reinventando a roda, mas encontrou uma maneira moderna de chegar até o consumidor. “A prática de distribuir receitas é comum no setor alimentício”, afirma. Mas, para a carne, o projeto digital é inédito. A ideia do totem surgiu a partir de uma pesquisa da Minerva, que entrevistou cinco mil consumidores no ano passado. “O estudo mostrou que o comprador de carne identifica estrogonofe e bife como um corte, quando na verdade o nome se refere a um modo de preparo”, diz. “Vamos ensinar a dona de casa a entender a carne.”