Com a crise do coronavírus atingindo todas as áreas do mercado agrícola, os agricultores dos Estados Unidos podem perder US$ 20 bilhões em receita líquida em 2020, de acordo com um relatório publicado pelo Instituto de Pesquisa de Política Agrícola e Alimentar da Universidade de Missouri (Fapri, na sigla em inglês).

A previsão atualiza um relatório de janeiro do instituto com o objetivo de destacar especificamente o efeito que a Covid-19 terá no setor. “Estamos vendo uma situação com um declínio muito mais acentuado. É muito mais difícil para os agricultores do que imaginávamos há alguns meses”, disse o diretor do Fapri ao USA Today.

+ USDA vai divulgar programa de auxílio aos produtores em virtude da crise
+ Covid-19: processadoras de carne nos Estados Unidos estão fechando por funcionários doentes
+ Expansão do coronavírus nos EUA preocupa setor no setor de carnes, diz ministra

O relatório indica que, no curto prazo, a pandemia global terá um amplo efeito em todas as áreas da agricultura dos EUA, incluindo os preços das culturas e dos animais e nas demandas de combustível.

Em janeiro, a entidade previa um aumento de 2,8% nos gastos gerais do consumidor em 2020, na comparação com 2019. No novo relatório, a previsão foi ajustada para uma redução de 2,2% nos gastos do consumidor no ano.

O declínio nos gastos do consumidor suprimirá a demanda por produtos agrícolas, forçando a queda dos preços, prevê o relatório. Os preços de culturas como milho e soja provavelmente cairão de 5% a 10%. O preço de mercado da pecuária poderá cair até 12%.