Economia

Agricultura e OCB coordenarão visita de cooperativas do Mercosul a Israel

Agricultura e OCB coordenarão visita de cooperativas do Mercosul a Israel

Campo fértil: produtores no dia de campo da Fundação MT, em fevereiro, visitando estações de experimentos de soja consorciada com milho, milheto e capins

São Paulo, 15 – A Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura, em parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), vai coordenar a Missão Técnica das Cooperativas do Mercosul a Israel, em novembro. Além de visitas para conhecer tecnologias utilizadas no país e participar da feira de alimentos Israfood, o grupo vai conhecer o setor leiteiro israelense a fim de elaborar estratégias que estimulem a exportação de leite para além do Mercosul, segundo nota da Agricultura.

A decisão foi acertada na última quarta-feira, 13, em Buenos Aires, entre o secretário de Agricultura Familiar, Fernando Schwanke, o presidente do Instituto Nacional de Associativismo e Economia Social da Argentina (Inaes), Marcelo Collomb, e o diretor da organização, Eduardo Fontenla.

“No ano passado, já houve missão para a África do Sul, com a visão dos lácteos, e a ideia agora é trabalhar em conjunto com Israel para buscar novos mercados”, disse Schwanke no comunicado.

Brasil e Argentina também devem trocar experiências sobre o cultivo de erva mate. O secretário lembra que a Argentina é uma grande produtora de mate na região de Misiones, assim como o Sul do Brasil. A ideia é que a Embrapa e o Instituto Nacional de Pesquisas da Erva Mate da Argentina se tornem parceiros na busca por alternativas de produção de maior valor agregado.

Em novo encontro com autoridades do Mercosul nos dias 11 e 13 de junho, em Buenos Aires, o Brasil apresentará ainda um projeto de inspeção sanitária para as agroindústrias familiares. “É um tema importante de acesso a mercados para pequenos e médios agricultores”, comentou Schwanke.