São Paulo, 8 – O secretário-adjunto de Comércio e Relações Internacionais do Ministério da Agricultura, Flávio Betarello, confirmou nesta quinta-feira, 9, ao Broadcast Agro que o Egito habilitou 42 frigoríficos brasileiros para exportação de carne bovina e de frango.

“Neste momento de pandemia, temos observado que vários países estão buscando formas de assegurar o suprimento interno e, neste momento crítico, recorrem ao Brasil por sua ampla capacidade de oferta”, disse ele.

+ Incertezas no mercado afetam negócios de transportadores de boi
+ Minerva confirma férias coletivas em quatro frigoríficos
+ Arábia Saudita suspende importação de carne de frango duas plantas da BRF

Foram autorizados 27 novos frigoríficos de carne de frango e 15 de carne bovina. O país também renovou a licença de outros 13 estabelecimentos exportadores de carne de frango e 82 de carne bovina com dispensa de realização de missão in loco.

O credenciamento de novas plantas estava em negociação desde o ano passado, segundo Betarello. Ele contou que, como contraparte, o Brasil liberou a importação de uva e alho do país árabe. “Estamos estudando também a abertura para citros do Egito”, disse. De acordo com ele, abrir o mercado brasileiro é uma forma de diminuir o custo logístico da operação para o país árabe como opção de carga de retorno.