Foi aberta nesta manhã, 30, a  25ª Agrishow, em Ribeirão Preto (SP), a maior feira de tecnologia agrícola do País. Até o dia 4 de maio é esperado um público de cerca de 160 mil pessoas, interessadas em temas como agricultura de precisão, armazenagem, irrigação, agricultura familiar, máquinas agrícolas, pecuária, insumos, serviços financeiros, entre outros.

São  440 mil m², com cera de 800 marcas presentes. Na abertura, o presidente da Agrishow, Francisco Maturro, vice presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), disse que para este ano é esperada uma feira de grandes realizações. “A Agrishow é um momento de mostrar a força do campo”, disse Maturro.

A deputada federal Tereza Cristina (DEM-MS), presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), pediu  em discurso na abertura  da feira, previsibilidade do governo federal para garantir investimentos e também segurança jurídica no campo. “Precisamos de previsibilidade, ministro (da Fazenda) Eduardo Guardia (que está presente no evento)”, iniciou. “Precisamos de segurança jurídica no campo, não podemos assistir de braços cruzados a invasões em que o produtor rural não tenha a voz e é sempre o que está errado.”

Ainda sobre as invasões, a presidente da FPA defendeu que “as minorias têm de ter voz, mas somos todos brasileiros”, e completou: “Não é fácil ser ruralista e precisamos mudar o nome, pois somos os grandes responsáveis pela segurança alimentar do País”, concluiu.

O presidente Michel Temer, que havia confirmado presença cancelou sua participação na solenidade de abertura da Agrishow, para cumprir agenda em Brasília. De acordo com informações do Planalto, a antecipação da volta tem como objetivo garantir apoio para votações no Congresso nesta semana.

A Agrishow é uma iniciativa das principais entidades do segmento no país: Abag – Associação Brasileira do Agronegócio, Abimaq – Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Anda – Associação Nacional para Difusão de Adubos, Faesp – Federação da Agricultura e da Pecuária do Estado de São Paulo e SRB – Sociedade Rural Brasileira. O evento é organizado pela Informa Exhibitions, integrante do Grupo Informa, um dos maiores promotores de feiras, conferências e treinamento do mundo com capital aberto.