Máquinas agrícolas ligadas e produtores atentos. Está tudo pronto para a 17ª Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, que acontece entre os dias 26 e 30 de abril, em Ribeirão Preto (SP). Neste ano, a expectativa é de que a movimentação financeira nos cinco dias repita ou supere os ganhos de 2008, quando o evento movimentou R$ 800 milhões. “Esperamos chegar a um faturamento próximo de R$ 1 bilhão”, explica Cesário Ramalho da Silva, presidente da Sociedade Rural Brasileira (SRB) e membro do conselho da feira.

Demonstrações: a feira continua com o foco nas dinâmicas, que mostram os equipamentos trabalhando em condições reais

Negócios: com expectativa de grande público, a organização prevê faturamento de R$ 1 bilhão

Motivos para isso não faltam, já que a feira chega oferecendo novidades ao setor produtivo, a começar pelo aumento da área para a realização do evento, que passou dos 240 mil metros quadrados para 360 mil metros quadrados. Isso sem contar os investimentos em infraestrutura, no valor de R$ 12 milhões em obras para melhor receber visitantes e expositores. “Com isso, foi possível crescermos quase 50% não só na área como no número de expositores, que este ano chega a 730”, conta Silva.

Esses investimentos foram feitos depois da definição sobre a permanência definitiva do evento na cidade de Ribeirão Preto. Por um período, a organização cogitou realizar a feira na cidade de São Carlos (SP), mas logo a ideia foi abandonada.

Segundo Silva, Ribeirão Preto tem uma importância fundamental para o evento, já que é um polo de referência na agricultura brasileira. “Essa consolidação na cidade dá aos investidores maior segurança na hora de trazer seus negócios para a feira”, destaca. Nesse aspecto, se inclui também a organização, que desde o ano passado fica a cargo da Reed – Alcântara Machado, empresa responsável pela realização de algumas das maiores feiras do mundo. “É uma parceria ótima, porque eles são muito profissionais e nos oferecem soluções eficazes com custos baixos”, destaca Silva.

“Acreditamos que a Agrishow tenha um grande potencial de crescimento, porque é um evento tradicional e uma marca forte”, explica o show manager José Danghesi. Entrar no segmento agropecuário, segundo ele, foi estratégico. “É uma parcela da economia que pode fazer um evento com o mesmo nível dos melhores do mundo”, analisa.

Em meio a todas essas novidades, Silva explica que haverá espaço para produtores de diversos tamanhos e de todas as regiões. “Nós contemplamos a agricultura brasileira e ela é feita por pequenos, médios e grandes produtores, por isso damos espaço para todos.” Quando se trata da pecuária, o diretor explica que um novo projeto para a consolidação do setor ficou para a edição de 2011, já que a organização quer oferecer uma programação forte e atrativa, “à altura do que o setor merece”, completa.