A Agro-Pecuária CFM concluiu mais uma etapa de seleção da sua nova safra de touros. O grupo contabilizou um total de 7.023 machos nascidos em sua safra de 2011, sendo que destes, cerca de 6.400 animais foram submetidos à avaliação e sobreano em suas principais características fenotípicas e funcionais, após toda fase de recria desde a desmama realizada no ano passado.

As avaliações na fazenda estão na reta final esta semana e serão posteriormente enviadas para a equipe de geneticistas do Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia (GMAB) da USP/Pirassununga (SP), responsável pela apuração e cálculo das DEPs (Diferença Esperada na Progênie) e que vão formar o Índice CFM, considerando as mais importantes características de agregação econômica, tais como: Ganho de Peso a pasto, Precocidade Sexual e características de carcaça (Conformação, Precocidade e Musculosidade).

E do total destes animais nascidos, apenas os melhores 30% serão selecionados e chegarão à condição de touro, exigência do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para a concessão do Certificado Especial de Identificação e Produção (CEIP). Esta é a base utilizada pela CFM para repor seus estoques de touros Nelore com CEIP e para as vendas diretas na fazenda ou no Megaleilão CFM.

Parte do lote dos animais com os melhores índices no Programa de Avaliação Genética da CFM terão comercialização especial durante o 15º Megaleilão que acontece nos dias 14,15,16 de agosto, em São José do Rio Preto (SP) para o fornecimento de animais jovens e provados prontos para o trabalho a campo da próxima estação de monta.

O coordenador de pecuária da CFM, Luis Adriano Teixeira, informa que além dos machos todas as fêmeas nascidas e em recria também são avaliadas agora no Sobreano completando a coleta de dados de toda a safra nascida em 2011. “Além de todas as informações do desenvolvimento ponderal e dos animais desde o nascimento, desmama e agora no Sobreano, parte dos animais também terão sua paternidade comprovada pelo teste de paternidade por DNA da Neogen.

O sistema agrega maior acurácia aos procedimentos de avaliação do rigoroso Programa de Seleção da CFM que soma mais de três décadas de trabalho e contabiliza uma produção de liderança no fornecimento para o mercado de reposição de touros da pecuária de corte dentro e fora do Brasil”, finaliza Teixeira.