Notícias

AgRural: plantio da safra 2017/18 de soja atinge 1,5% da área prevista no Brasil

São Paulo, 29/9 – O plantio de soja no Brasil atingiu 1,5% da área prevista para a safra 2017/18 até quinta-feira, 28, apontou levantamento semanal da consultoria AgRural divulgado nesta sexta-feira, 29. O avanço de 1,2 ponto porcentual ante a semana anterior ocorreu, conforme a consultoria, por causa de precipitações isoladas em vários pontos do País e da previsão de maiores volumes nos próximos dias.

Entretanto, o número representa atraso na comparação com os 4,8% de igual período do ano passado e os 2,3% da média de cinco anos, segundo a AgRural.

Entre os principais Estados produtores, o que tem maior proporção da área já plantada é o Paraná, com 7,3% concluídos, ante 17% há um ano. Em Mato Grosso, 1% da área está semeada, ante 6,5% um ano atrás.

“Com as chuvas recentes e os novos volumes previstos para os próximos dias, o plantio deve ganhar força em boa parte do Sul e do Centro-Oeste. Alguns mapas, porém, mostram redução das chuvas a partir de meados da semana que vem, o que pode causar dor de cabeça extra aos produtores”, destacou a AgRural.

A consultoria elevou a sua previsão de área plantada de soja no Brasil em 2017/18 para 34,563 milhões de hectares, ante 34,493 milhões de hectares na estimativa divulgada no início de agosto. A nova estimativa representa aumento anual de 654 mil hectares, ou 1,9%.

Segundo a AgRural, o maior avanço em relação à safra passada, de 318 mil hectares (2,8%), deve ocorrer no Sul do País, onde a soja ganha espaço em cima do milho verão.

A projeção de produção no País foi aumentada para 109,9 milhões de toneladas, o que representa queda anual de 3,7%. A consultoria destacou que, por enquanto, o número se baseia em linha de tendência de produtividade, “sem considerar ainda eventuais impactos do clima sobre o desenvolvimento das lavouras”.

Em agosto, a consultoria havia previsto colheita de 109,7 milhões de toneladas no Brasil.