Economia

AgRural: plantio de soja atinge 60% da área da safra 2018/19 no Brasil

AgRural: plantio de soja atinge 60% da área da safra 2018/19 no Brasil

São Paulo, 5 – Os produtores brasileiros de soja já semearam 60% dos 35,8 milhões de hectares que devem ser cultivados nesta temporada 2018/19, até quinta-feira, 1º de novembro, apesar do excesso de chuva registrado em alguns Estados. O número representa avanço de 14 pontos porcentuais em uma semana e é recorde para esta época do ano, mantendo boa vantagem sobre os 43% de um ano atrás e também sobre os 41% da média de cinco anos, segundo levantamento semanal da consultoria AgRural, divulgado hoje.

Com 90% de sua área já plantada, ante 61% no ano passado e 57% na média de cinco anos, Mato Grosso continua na liderança entre os Estados. As chuvas têm conseguido garantir umidade na maior parte das regiões produtoras. Em Sorriso, no Médio-Norte, a expectativa é de que a colheita comece na segunda quinzena de dezembro.

Em Mato Grosso do Sul, os produtores aproveitaram a boa umidade do solo e a trégua nas chuvas para acelerar o plantio, que atingiu 81%, mantendo-se acima dos 78% do ano passado. Mesmo assim, no sul do Estado há relatos de casos pontuais de áreas que devem ser replantadas por causa do excesso de chuva em outubro.

Em Goiás, os trabalhos estão acelerados e 80% da área já está plantada, num cenário muito diferente da lentidão observada há um ano, quando apenas 33% da área estava semeada em virtude da irregularidade das chuvas.

Já no Paraná e em Santa Catarina as chuvas dificultam o avanço das máquinas. O plantio ocorreu mais uma vez de sábado (27) até quarta-feira (31), para então ser interrompido por causa do retorno das precipitações. No Paraná, 69% da área está semeada, ante 74% há um ano e 66% na média de cinco anos. Em Santa Catarina, 24% da área está plantada, em comparação com 38% há um ano. Embora não haja perda de potencial produtivo, o desenvolvimento inicial das lavouras está mais lento do que o esperado em algumas áreas do oeste paranaense por causa dos poucos dias de sol registrados em outubro.

No Rio Grande do Sul, o plantio avançou bem mesmo com chuva, atingindo na quinta-feira (1º) a 24% da área total – o dobro do índice registrado um ano atrás. No resto do País, o plantio alcançou 81% em São Paulo, 54% em Minas Gerais, 50% em Rondônia, 15% no Maranhão, 14% na Bahia, 9% no Piauí e no Pará e 8% no Tocantins. No Matopiba, a semana de tempo mais seco fez o produtor reduzir o ritmo dos trabalhos.

No fim de outubro, a AgRural manteve sua estimativa de área plantada com soja na safra 2018/19 do Brasil em 35,8 milhões de hectares, com aumento anual de 1,9%. A produção, baseada por ora em linha de tendência de produtividade, é calculada em 120,3 milhões de toneladas, ante 119,3 milhões em 2017/18.